LM Veterinária

ATENDIMENTO24hs(19) 3468-2845
Faça seu agendamento

O que é?

É um programa de castração preventiva e Saúde Bucal para cães e gatos , com intuito de minimizar os riscos de problemas futuros para o seu pet.

Sabendo como é importante para prevenir diversos problemas de saúde fizemos um programa completo e com benefícios para você, sem diminuir qualidade e segurança para o seu pet.

Para quem?

Para você que quer fazer o melhor para saúde do seu pet e não abre mão de qualidade, segurança e comprometimento.

O que está incluso?

O programa menos riscos e mais saúde para o seu pet inclui:

  • Todos exames pré cirúrgicos;
  • Anestesia Geral;
  • Cirurgia de Castração para machos e fêmeas ou a Limpeza de Tártaro
  • Pós cirúrgico.

Preencha e receba mais informações


Castração PreventivaSaúde Bucal
Receba as informações no seu whastapp

Perguntas frequentes

Castração

A avaliação cirúrgica é fundamental para diminuir o risco veterinário, nesse momento o cirurgião conversará com você e colherá informações importantes sobre o seu pet e fará uma avaliação física para detectar qualquer problema que impeça a cirurgia, em seguida fará a aferição da pressão arterial, coleta de sangue para os exames laboratoriais e agendamento do eletrocardiograma.

Os exames pré-cirúrgicos são muito importantes porque podem detectar algumas alterações mesmo antes do seu pet apresentar algum sintoma. Vamos checar se ele tem anemia, como está sua imunidade, se sua coagulação está boa, se o seu organismo está funcionando bem, se está tudo ok com seus batimentos cardíacos, tudo isso para receber a anestesia e realizar a cirurgia com segurança, afinal é uma ação preventiva para promover saúde, não queremos colocar o seu pet em risco.

Sim, a anestesia é geral e nós utilizamos a anestesia inalatória realizada e acompanhada o tempo todo. Anestesista que fará a monitoração de todos parâmetros do seu pet e cuidará para que a cirurgia seja tranquila, segura e o retorno rápido.

Atualmente nós não recomendamos que seja realizado junto, existem diversos trabalhos científicos que mostram que aumenta muito o risco de infecção pós-cirúrgica devido ao grande número de bactérias existentes no tártaro. Então, por segurança, recomendamos não associar os dois procedimentos.

Isso deverá ser conversado com o cirurgião e analisado por ele durante a avaliação. Ele orientará se é indicado ser realizado junto ou não, por isso a importância da avaliação pré-cirúrgica.

Sim! Após a cirurgia ele ficará por um período em observação e será liberado no fim do dia para retornar para casa com você.

Sim. Nós recomendamos a roupinha ou o colar, e em alguns casos os dois. Todas as recomendações pós-cirúrgicas serão entregues por escrito e explicadas para você.

Saúde bucal

Os cães filhotes tem 28 dentinhos de leite e os cães adultos têm 42 dentes. Os gatinhos filhotes tem 26 dentes de leite e os gatos adultos têm 30 dentes. Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3,5 meses de idade.

A Saúde começa pela boca, ela pode ser a porta de entrada de muitas doenças. Quando a nossa saúde oral não está equilibrada bactérias e fungos comuns nessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos.

A doença periodontal é a afecção mais comum da boca dos cães e gatos, sendo caracterizada pela inflamação da gengiva (gengivite) e pela inflamação do periodonto (periodontite). O processo de gengivite pode ser revertido após o tratamento correto. Quando não tratado, evolui para periodontite, que é uma condição irreversível, pois há perda de aderência epitelial. Animais com periodontite têm perda óssea e consequentemente mobilidade dentária.

Existem quatro estágios da doença periodontal: O estágio I é caracterizado pela constatação de inflamação na margem da gengiva aderida, neste estágio, há placa bacteriana na superfície dentária e com o correto tratamento periodontal a situação pode ser revertida O estágio II consiste em uma periodontite leve, onde toda a gengiva aderida se encontra inflamada. Pode haver dor e halitose neste estágio. O estágio III é caracterizado pela periodontite moderada, podendo haver sangramento e grande quantidade de cálculo dentário (tártaro). Neste estágio o animal apresenta mudança comportamental e de hábitos alimentares, e o quadro pode ser irreversível.

Existem quatro estágios da doença periodontal: O estágio I é caracterizado pela constatação de inflamação na margem da gengiva aderida. Neste estágio, há placa bacteriana na superfície dentária e com o correto tratamento periodontal a situação pode ser revertida O estágio II consiste em uma periodontite leve, onde toda a gengiva aderida se encontra inflamada. Pode haver dor e halitose neste estágio. O estágio III é caracterizado pela periodontite moderada, podendo haver sangramento e grande quantidade de cálculo dentário (tártaro). Neste estágio o animal apresenta mudança comportamental e de hábitos alimentares, e o quadro pode ser irreversível. O estágio IV apresenta uma infecção bacteriana crônica. Há a destruição da gengiva, dente e ossos, podendo haver quadro de bacteremia com possível evolução para uma infecção generalizada.

O diagnóstico é feito através da avaliação da boca pelo Médico Veterinário e com exame complementar, o Raio-X Oral, e para isso muitas vezes é necessário a sedação do paciente. A história do paciente também é importante, uma boa anamnese específica necessita de questionamento a respeito do tipo de alimentação, possíveis vícios de roer e morder objetos duros, frequência no consumo de ossos e biscoitos artificiais, detalhamento sobre a higienização oral, informações a respeito de prévio tratamento dentário, dificuldade de deglutição de alimentos, dificuldade de apreensão, salivação ezcessiva, sangramento oral, sangramento nasal e mal halito.

Sim, a existência de tártaros na boca do seu pet pode representar um perigo para a saúde, ocasionando diversas doenças. Com a calcificação, mais bactérias se aderem e passam a afetar os tecidos de suporte do dente. Isso aumenta o risco de o pet perder os dentes afetados, dificultando a trituração de alimentos e podendo até influenciar na dieta do pet. Como consequência mais grave, o local da lesão pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de atingir órgãos vitais. O Tártaro é um problema grave que pode levar seu pet a perder os dentes, ter doença renal, doença cardíaca, hepática, inflamação crônica, levando a doenças degenerativas grave como artroses, doenças neurológicas e pulmonares. Enfim, pode afetar diversos órgão pela corrente sanguínea.

Esta afecção possui como o principal fator modificador a alimentação. Isto significa que, quanto mais sólido o alimento, mais atrito com o dente o mesmo fará, auxiliando a remoção da placa bacteriana. Existem diversos fatores predisponentes desta enfermidade, como a raça, idade, problemas de oclusão, comprometimento do sistema imunológico, entre outros. O correto tratamento periodontal e a higienização oral do paciente feita corretamente pelo proprietário poderão adiar o problema e até reverter o quadro inicial

Sim, é indicado fazer uma avaliação bucal no mínimo 2 vezes ao ano com seu Médico Veterinário para que ele avalie a necessidade de fazer a limpeza de tártaro. Certamente em uma determinada época da vida do seu pet será necessário realizar esse procedimento.

A limpeza dos dentes e a remoção completa do tártaro nos pets deve ser feita por um Veterinário, pois é necessário ser feita com anestesia geral. Alguns cães possuem restrições, pois as condições de saúde podem significar um risco elevado ao receber anestesia geral, então o Médico Veterinário irá avaliar os prós e contras para o procedimento. Isto geralmente ocorre em cães idosos e nesses casos o Veterinário deve avaliar se o procedimento é realmente recomendado naquele momento ou precisará de algum preparo terapêutico prévio. Como tratamento auxiliar, existem produtos no mercado pet que ajudam a prevenir e evitar o acúmulo da placa bacteriana e seu depósito na forma de tártaro. Esses produtos são misturados na ração e atuam na saliva do cachorro, fragilizando a barreira que as bactérias formam.

Aproveite esta oportunidade agora

Faça parte do PVPet e aproveite condições especiais com a qualidade LM de atendimento

Free WordPress Themes, Free Android Games