Quem é que não deseja ver seu felino sempre feliz, brincalhão e disposto? Você sabia que existe uma erva, conhecida como erva do gato, que pode dar alguns momentos de alegria e euforia para o seu bichano? No entanto, o seu uso deve ser dosado, visto que, se exagerar na dose, os efeitos podem diminuir com o tempo.

No mercado você pode encontrá-la em forma de sachês, dentro de brinquedos, entre outras formas. O ideal é pedir orientação ao seu veterinário de confiança para saber a maneira correta de oferecer a erva do gato na medida certa, ok?

Saiba mais, neste artigo, sobre a erva do gato ou catnip, como também é chamada. Conheça a sua origem e a forma correta de oferecer ao seu felino. Acompanhe!

Qual é a origem da erva do gato?

A Nepeta Cataria é o nome científico para a erva do gato ou catnip. Trata-se de uma planta muito comum na Europa, Ásia e África. Atualmente, é muito conhecida pelos bons efeitos que provoca nos gatinhos que entram em contato com a erva, estimulando-os a serem mais ativos e contribuindo para a diminuição do estresse.

A planta conta com a substância nepetalactona — que age no cérebro do bichano provocando alterações. Isso contribui para que ele fique mais agitado, como miando, rolando sobre a planta e tentando lambê-la.

Por qual motivo usar a catnip?

Apesar de algumas pessoas não gostarem dos efeitos que a planta provoca nos gatos, ela traz benefícios se utilizada na quantidade recomendada, promovendo a sensação de prazer, euforia e felicidade.

Na verdade, quando inalada, ela chega aos órgãos responsáveis pelas sensações agradáveis, emoções e reações do corpo — como a amígdala e o hipotálamo.

Dessa forma, aquele instinto predador presente em qualquer felino é estimulado pela planta; o gato passa a correr mais, tornando-se mais ativo. A erva do gato tem a função de liberar qualquer tensão acumulada, eliminando o estresse do seu bichano.

Quando a erva do gato é mais indicada?

Para aqueles gatinhos mais ariscos ou que não sintam vontade de brincar, a erva do gato pode ser bastante estimulante. Ela auxilia no desenvolvimento de um comportamento mais alegre e ativo — levando-o a brincar bem mais e evitando o sedentarismo.

A erva é viciante para o seu felino?

A catnip não é viciante. No entanto, quando utilizada por muito tempo ou em grandes quantidades, acaba perdendo o efeito. Por isso, a dica é controlar o seu uso, evitando que, devido a excessos, ela perca o resultado desejado.

Qual a periodicidade que a catnip deve ser utilizada?

A recomendação de uso é de uma vez por semana, visto que dessa forma ela não perde o efeito sobre o pet — o uso frequente faz com que o organismo do gato se acostume e, assim, a erva perca a eficácia. O seu uso pode ser de várias maneiras, como no arranhador, nos brinquedos mais utilizados pelo o seu gato, entre outras ideias.

Quais os efeitos mais comuns da erva?

Além dos efeitos que já mencionamos neste artigo, o seu bichano se torna mais sociável e, acredite, vai pular bem mais alto. Confira outras consequências da erva sob o seu gato:

Tais efeitos começam a surgir cerca de 10 minutos após o contato do pet com a erva. Em seguida, ele pode querer ingerir a erva, que o tornará mais relaxado. No entanto, é melhor evitar esse hábito, uma vez que isso pode causar enjoos e vômitos em seu gato. Vale ressaltar que os efeitos da erva do gato podem variar de um animal para outro. Alguns são mais resistentes às suas propriedades.

Agora que você já sabe da ação que a erva do gato exerce sobre o seu pet, poderá utilizá-la sem medo. Mas vale ressaltar que é muito importante consultar um veterinário antes de oferecer a erva ao felino. O profissional saberá dar as devidas orientações sobre a dosagem adequada. 

O que você achou deste artigo sobre a catnip? Elucidador, não é? Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Ajude seus amigos a também utilizarem o produto da melhor forma possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.