O maior desejo dos tutores apaixonados por seus bichinhos de estimação é que eles estejam sempre saudáveis e felizes. Para isso, é essencial buscar o atendimento ideal para as necessidades do seu pet, possibilitando que ele tenha maior longevidade e expectativa de vida. Esse serviço pode ser encontrado em um hospital veterinário.

Assim como aqueles direcionados à medicina humana, os hospitais veterinários contam com diversas características que os diferenciam das clínicas e consultórios comuns. Por conta disso, eles são a melhor opção de atendimento médico para muitas situações.

Não sabe quais são elas? Continue a leitura e descubra exatamente o que são os hospitais veterinários e quando você deve procurar um para atender o seu grande amigo!

O que é um hospital veterinário?

Podemos definir esse tipo de estabelecimento de acordo com o Decreto no. 40.400/95, do estado de São Paulo, que o caracteriza como um centro de atendimento médico e cirúrgico para pets. Além disso, os hospitais veterinários também fornecem a possibilidade de internação e normalmente funcionam em período integral (24 horas).

De acordo com algumas diretrizes do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), os hospitais devem contar com instalações e funcionalidades obrigatórias, que incluem:

Quais são as principais especialidades encontrada nesses hospitais?

A Medicina Veterinária é uma área extremamente ampla e que conta com diversas especialidades, assim como no caso da carreira focada no tratamento de seres humanos. Os médicos veterinários especialistas podem optar por uma residência ou especialização, caminhos diferentes para a obtenção do título.

As principais áreas existentes em um hospital veterinário são:

Além disso, tais estabelecimentos contam com uma variedade de exames que podem ser realizados dentro da própria instalação, como aferição da pressão arterial, análises clínicas, eletrocardiograma,ecocardiograma, exames oftalmológicos e exames de imagem (raio x e ultrassonografia).

Quando preciso procurar um hospital veterinário?

A dúvida de quando procurar um hospital veterinário acomete diversos tutores, que muitas vezes optam por levar os seus mascotes até as clínicas. Esse é o seu caso? Confira, então, quando procurar um atendimento desse tipo para seu melhor amigo!

Emergências médicas

Em casos de emergências (como atropelamentos ou envenenamentos, por exemplo), o mais indicado é que seu pet seja encaminhado para um hospital veterinário. Afinal de contas, esse é o local mais preparado para lidar com esse tipo de problema.

Além da existência de um setor específico para a internação e suporte, a possibilidade de realização rápida de exames no mesmo lugar facilita o tratamento oferecido. Eles fornecerão um panorama muito mais amplo do que pode estar acontecendo ao seu bichinho, ampliando as chances de uma recuperação completa.

Check-ups anuais ou semestrais

A medicina preventiva é de suma importância na vida do pet. Ela é a responsável por acompanhar a saúde dele de perto, diagnosticando problemas de saúde com maior antecedência e melhorando consideravelmente os prognósticos e a qualidade de vida do paciente.

Por isso, é recomendado levá-lo a consultas anuais (ou a critério médico) para a realização de exames de rotina. Caso seja necessário, ele será encaminhado no próprio hospital para um médico especialista que pode direcionar o tratamento da forma adequada.

Consultas com especialistas

Ainda falando sobre as especialidades, é inegável que a experiência e aprofundamento em um determinado tema auxiliam — e muito — nos tratamentos de saúde. Por isso, em alguns casos, é recomendada a consulta com um especialista no assunto.

Com o aumento da longevidade dos nossos companheiros, o surgimento de problemas cardíacos ou renais, por exemplo, também acabou crescendo. Por isso, é essencial fornecer o melhor tratamento possível para que eles superem esses problemas com tranquilidade.

E aí, tirou todas as suas dúvidas? Considere, então, levar o seu melhor amigo a um hospital veterinário para a sua próxima consulta de rotina!

Para saber um pouco mais sobre o funcionamento de um hospital, acesse o nosso site e fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.