Um pouco mais de atenção para com nossos pets pode trazer aquela qualidade de vida que eles tanto merecem. Façamos nossa parte

O crescente o número de casos de obesidade canina percebidos nos atendimentos de roti-na na maioria das clínicas vete-rinárias. Pesquisas recentes comprovam: “há uma estima-tiva de que no Brasil trinta por cento dos cães são obesos”. O fato não surpreenderia se o mesmo não prejudica-se a vida do nossos bons amigos.
Na maioria das vezes o dono sabe que o seu cão esta acima do peso e não lhe ocorre sobre os riscos que isso traz para a saúde do seu pet.

Os sintomas da obesidade podem ser comprovados ao observar no cão as seguintes alterações:     ausência de cin-tura, dificuldade para palpar as costelas, canseira prematura durante as brincadeiras e passeios, sonolência, coleira “apertada” gradualmente e corpo des-proporcional com a cabeça e membro. Está na hora de cuidar dessa criança.
O primeiro passo é ter a preocupação de descobrir o que está causando a obesidade canina. Consultar o médico veterinário é o caminho ideal para iniciar o diagnostico, através de uma anaminese o veterinário fará as correlações com a obesidade canina e a raça, idade, os alimentos que o mesmo come, a quantidade oferecida, o tipo de ambiente em que o cão fica, as atividades de que ele participa e se faz uso de medicamentos de forma sistemática.

No exame físico o veterinário verifi-cará o peso e a conformação corporal do cão, para estimar o peso ideal que deveria ter o seu pet. Alguns exames para checar a presença ou não de alguma doença hormonal correlacionada à obesidade.

Em regra, alguns fatores levam a predisposição à obesidade nos cães, a saber:
a) super alimentação – ração, comida ca-seira, petiscos;
b) o sedentarismo;
c) a predisposição racial;
d) o pós-castração.

Todos estes fatores podem e devem ser controlados pelo dono do cão. Para isso o médico veterinário pode fazer um planejamento terapêutico que deverá ser colocado em prática pela família pro-prietária do cão obeso.
É preciso salientar que a obesidade traz predisposição para algumas doenças assim como agrava àquelas já existentes, tais como as doenças osteoarticulares, as discopatias, problemas respiratórios e cardiovasculares, problemas dermatológicos, a diabetes mellitus e maior risco em anestesias e cirurgias.

É importante o responsável saber que a obesidade diminui a qualidade de vida do seu cão, altera o humor e a expectativa de vida normal. Não espere o quadro de obesidade se agravar. Procure um médico veterinário e inicie o tratamento de forma segura e adequada.

 

Salete Rodrigues Candido – CRMV/SP 8764 
Especialista em Reabilitação Veterinária 
Diretora geral da L&M

fonte: http://saudeebelezamais.com.br/index.php/pet/item/227-obesidade-canina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.