Medicina Veterinária Intensiva – MVI Suporte avançado de vida ao paciente grave

11 de janeiro de 2018 Dica do Especialista

A medicina veterinária tem evoluído significativamente nesses últimos anos e, junto com ela, a qualidade de vida dos nossos animais de estimação – que para nós são como filhos. A medicina veterinária alcançou níveis da medicina humana.

Conseguimos hoje praticar a Medicina Veterinária Intensiva – MVI, responsável pelo atendimento do paciente crítico, poli-traumatizado, ou com agravamento de alguma patologia, debilitados e com risco à vida. A MVI ganha espaço nas clínicas e nos hospitais veterinários e tem a finalidade de diminuir tal risco. Os médicos veterinários intensivistas são profissionais que se prepararam para atender animais com quadro bastante delicados, muitas vezes passíveis de consequências irreversíveis.

Para essas emergências e urgências a equipe deve estar preparada. Rapidez, organização e conhecimento técnico são palavras-chaves que permitem a possível melhora no quadro crítico do pet, assim como equipamentos de última geração e estrutura adequada. Profissionais intensivistas, anestesistas e cirurgiões são necessários nesse tipo de atendimento. Outro fator importante é o que chamamos de “Inteligência Emocional”. O médico veterinário responsável pelo procedimento deve ser solidário aos proprietários do pet, administrando com carinho e discrição as crises emocionais enfrentadas no momento.

Após a estabilização do quadro clínico, o paciente deve ser encaminhado para outro setor – a internação.
Na internação o pet será monitorado nas vinte e quatro horas do dia e receberá cuidados médicos de forma também intensiva. Aferições dos parâmetros fisiológicos – respiração, temperatura corpórea, batimentos cardíacos – alternância de decúbito, oxigenoterapia para pacientes com dificuldades respiratórias e alimentação nutricional adequada por seringas ou sondas nasogástricas/gástricas e, além disso, exames de sangue, fluidoterapia controlada por bombas de infusão, fisioterapia, analgesia e carinho, muito carinho. Enfim, um suporte médico especializado.

A Medicina Veterinária Intensiva promove o bem-estar dos nossos pacientes e oferece a possibilidade de total melhora clínica. Profissionais dedicados e especializados promovem uma qualidade de vida para os animais cada vez mais próxima da realidade humana. Ninguém gosta de pensar que seu pet possa precisar de uma MVI, mas é importante e reconfortante saber que se houver a necessidade existe um serviço especializado à disposição.

Dra. M.V. Dhârâna Ometto – CRMV/SP- 35953
Especialista em Medicina Veterinária Intensiva
Coordenadora do Setor de Internação da L&M

fonte: http://saudeebelezamais.com.br/index.php/pet/item/358-medicina-veterinaria-intensiva-mvi-suporte-avancado-de-vida-ao-paciente-grave