Como cortar a unha do meu gato?

4 de junho de 2018 Mundo Pet

Você sabe como cortar a unha de gato? Na verdade, é uma tarefa que muitos donos de pets evitam, pois receiam machucá-los. No entanto, é importante para mantê-las no tamanho adequado, sem que ele corra o risco de machucar alguém em casa.

Os felinos são conhecidos como arranhadores, ou seja, metem a unha em tudo o que veem pela frente. Isso ocorre pela necessidade de gastá-las, já que gatos domésticos não vão para a rua — situação que seguramente os fazem utilizar suas garras. Uma boa solução é comprar bons arranhadores e distribuí-los pela casa.

Se a unha não for gasta naturalmente ou cortada, ela vai ficando velha e precisa se renovar. Com isso, o gato passa a arranhar as coisas em casa para ocorrer essa renovação. Você já não viu unhas inteiras no chão da casa?

Vamos, então, abordar aqui a importância de cortar a unha do gato com um especialista, bem como oferecer a ele condições de gastá-las. Acompanhe!

Qual a importância de cortar a unha de gato?

Os gatos que vivem nas ruas costumam usar suas garras para escalar e se defender. Além disso, é uma forma de demarcar território — haja vista que essa região exala um odor característico. Dentro de casa ou apartamento, porém, o território do bichano passa a ser o seu sofá, a cadeira, os pés da mesa, ou seja, os locais acessíveis onde ele possa gastar suas garras. E isso, quem tem gato já sabe, faz com que eles destruam os móveis da casa.

Por isso, cortar as unhas de seu adorável felino com frequência é essencial. Alguns tutores cortam a cada 15 dias, outros preferem a cada mês. Cada um deve saber o período adequado, bastando observar as garras de seu peludo.

Quem devemos buscar para executar esse trabalho?

O recomendado é levar seu bichano ao veterinário ou a um pet shop onde haja um profissional capacitado para fazer essa tarefa. Do contrário, ao tentar fazê-lo, você pode machucar a sua patinha. Existe uma região na unha vascularizada que pode ser atingida no momento do corte e que pode ferir o seu felino, causando-lhe muita dor.

Alguns tutores se aventuram a cortar a unha de seus pets, mas, no geral, os gatos não gostam que cortem suas unhas e ficam muito agitados nesse momento, dificultando o trabalho e podendo até causar ferimentos em seus tutores. Para evitar erros e acidentes, busque sempre um profissional.

Como fazer com que seu gato gaste suas garras?

A melhor forma de fazer seu gato aparar as garras naturalmente é utilizar os conhecidos arranhadores. Apesar de alguns bichanos não se interessarem pelo acessório, você pode fazer com que seu pet o considere mais atrativo. Uma dica é esfregar a erva de gato nesse item — o que fará com que ele deixe de destruir seus móveis e passe a lixar suas unhas no arranhador.

Outra questão a ser mencionada é o fato de o arranhador sofrer um desgaste natural. O gato, por sua vez, se desinteressará pelo objeto e buscará outro local para afiar suas unhas — que certamente será um móvel. Para que isso não ocorra, procure renová-lo quando notar o desgaste.

Como você pode ver neste artigo, cortar a unha de gato requer muito cuidado. Sendo assim, o melhor a fazer é levar seu pet ao veterinário ou mesmo a um pet shop, onde existem pessoas treinadas para isso. Dessa forma, você não correrá o risco de machucar seu pet. No mais, é espalhar bastante arranhador pela casa. Ok?

Você gostou deste post sobre como cortar a unha de seu gato? Continue, então, com a visita em nosso blog e leia agora mesmo o texto “Conheça 4 novidades para melhorar o cuidado com seus gatos”!