A alergia é um conjunto de condições médicas provocadas por uma sensibilidade acentuada do sistema imunológico a uma substância qualquer. Desencadeada por uma série de fatores, é uma doença muito conhecida nos seres humanos. O que poucos sabem é que a alergia em cachorro também está entre as razões mais comuns para consultas veterinárias.

As alergias ocorrem quando o corpo do animalzinho não identifica o alérgeno (substância que inicia o processo) e se manifestam de diversas maneiras, variando de cão para cão. Quanto maior a exposição do cachorro ao alérgeno, maior será a intensidade da reação alérgica.

Mas quais são as causas mais comuns de alergia em cachorro e quais são os seus sintomas? Como identificar o fator desencadeante e como tratar essa condição? Para responder a essas perguntas, elaboramos este artigo para você. Boa leitura!

Quais são as causas da alergia em cachorro?

Algumas alergias são genéticas e existem raças de cães mais propensas a desenvolverem, como Lhasa Apso, Pug, Shih Tzu, Boxer, Beagle, Poodle, Shar Pei, Buldogue Francês e Inglês, Golden Retriever, Dálmata, Pastor Alemão e Schnauzer. Entretanto, qualquer cão pode desenvolver uma sensibilidade exacerbada ao alérgeno.

Veja as causas mais comuns para as reações:

Substâncias e micro-organismos presentes no ambiente

Pólen, fungos, ácaros e poeira são os agentes causadores da dermatite atópica. Estão por toda a parte e podem ocasionar irritações e inflamações na pele dos cachorros, sendo que as áreas mais afetadas são as patas e as orelhas.

Ectoparasitas

As pulgas são as maiores causadoras de dermatites alérgicas nos cães. Além delas, carrapatos e vermes também podem gerar grandes incômodos. No verão, costumam ser mais persistentes, dificultando um pouco os tratamentos.

Alimentação

Alguns componentes presentes nas rações podem provocar alergia em cachorro. Muito tempo pode se passar até que o tutor perceba que é o alimento o alérgeno.

Produtos de limpeza e de higiene

Aromatizantes de ambiente e outros produtos de limpeza também são vilões da alergia canina, assim como xampus e sabonetes.

Quais os principais sintomas de alergia?

Os sintomas da alergia variam de cão para cão, mas fique atento aos seguintes sinais:

Como descobrir a alergia em cachorro?

Ao perceber algum desses sintomas em seu amigo, leve-o ao seu veterinário de confiança. O primeiro passo é submetê-lo a exames clínicos e laboratoriais para identificar a substância que está ocasionando a sensibilidade.

Outro método bastante comum é eliminar, aos poucos, todas as possíveis fontes alergênicas. Entretanto, essa prática requer paciência e atenção, pois leva um tempo até que o alérgeno seja reconhecido.

Como fazer o tratamento?

É importante saber que a alergia de cachorro não tem cura e seu tratamento é contínuo, ou seja, é preciso evitar ao máximo o contato do cãozinho com os alérgenos. O uso de medicamentos orais e tópicos (anti-histamínicos, antibióticos antifúngicos, xampus, loções) ajuda a reduzir e prevenir as crises alérgicas.

Junto à medicação, é importante fazer o controle dos ectoparasitas e manter a casa limpa (principalmente os locais onde o cachorro costuma ficar). Caso a alergia seja provocada por alimentos, trocar a ração normalmente soluciona o problema (existem no mercado rações hipoalergênicas).

O mesmo ocorre nos casos de sensibilidade a produtos químicos e, para tanto, utilizar produtos hipoalergênicos (xampus, sabonetes e sabão em pó) é o mais indicado.

Cabe ressaltar que alguns dos sintomas são semelhantes aos causados por doenças como a sarna e até mesmo o estresse em cães. Então, certifique-se de que o problema seja mesmo alergia, descartando outras enfermidades.

Gostou da leitura? Nosso artigo sobre alergia em cachorro foi útil para você? Então siga nosso perfil no Facebook e continue recebendo mais dicas, curiosidades e informações sobre o mundo pet!