Saúde pet: descubra alguns sinais de possíveis problemas

27 de fevereiro de 2018 Mundo Pet

Nossos animais de estimação, sejam eles cães ou gatos, são nossos amigos leais para todas as horas, não é mesmo? Estão, sempre demonstrando afeto — de uma forma ou de outra.

Mas eles não falam, e quando ficam doentes, chegamos a nem perceber, muitas vezes. Daí a necessidade de ficarmos atentos à saúde do pet, visto que qualquer sinal pode ser indício de que algo não vai bem.

Sendo assim, neste artigo, separamos alguns sinais que podem apontar problemas na saúde do pet, que na maioria das vezes não damos muita importância. Confira agora os mais comuns!

Diarreia

A diarreia pode ocorrer por alguns motivos, tanto em gatos como em cachorros. Um motivo bastante comum é o animal ter ingerido algo que não fez bem ao seu organismo. No entanto, outras causas podem provocar a diarreia, como a ação de bactérias que provocam doenças infecciosas, bem como algumas doenças preexistentes.

Por isso, é muito importante não demorar muito para levar o pet ao veterinário, principalmente se o quadro persistir. A tendência é que ele perca muito potássio e corra o risco de desidratação. Sob cuidados médicos, o pet passará por um exame clínico e os devidos exames laboratoriais.

Mudanças nos hábitos de higiene

Esse sinal é muito comum nos felinos, pois são animais instintivamente caprichoso e asseado. Sendo assim, quando algo não vai bem com sua saúde, eles deixam um pouco de lado o hábito de se lamber. Isso pode ser percebido facilmente por seu tutor — principalmente, por sua aparência que começa a apresentar sinais de desleixo.

O contrário também ocorre: o gato pode começar a se lamber excessivamente. Essa mudança pode acontecer devido à presença de parasitas na pele, o que pode ocasionar perda de pelo ou dor. Fique atento à saúde do pet e leve seu mascote ao veterinário.

Tristeza repentina

Caso o seu cão ou gato passe a apresentar uma tristeza incomum, suspeite. Isso pode ser percebido quando o animal passa a dormir em excesso ou mesmo quando não se interessa mais por brincadeiras e brinquedos que costumavam distraí-lo.

Isso é muito comum no caso de cachorros que, de uma hora para outra, passam a ficar sozinhos durante muito tempo. Uma boa medida para evitar tal problema é o tutor dedicar mais tempo a eles quando estiver em casa — como aumentar o período dos passeios diários ou dispensar mais tempo em brincadeiras.

Beber muita água

Ao mesmo tempo que não é bom beber pouca água, consumi-la demais — não havendo nada que justifique isso, como altas temperaturas e excesso de exercícios — pode ser sinal de algum problema de saúde.

A polidipsia, quadro médico que caracteriza a sede excessiva, pode ser um sinal de doenças como diabetes, doença renal, pielonefrite, entre outras. Por isso, se perceber esse sintoma, busque logo levar seu pet a uma consulta veterinária para avaliação.

Olhos com sinais incomuns

Olhos com secreção, esbranquiçado ou vermelhos podem indicar problemas sérios. Glaucoma, úlceras na córnea, conjuntivite e dermatites são alguns exemplos de doenças oculares que podem acometer cães e gatos.

Olhos lacrimejantes e corrimento nasal

Corrimento nasal e olhos lacrimejantes podem ser indícios de doenças respiratórias. Não deixe o problema se agravar e marque uma consulta com o veterinário para os medicamentos mais adequados serem prescritos para o seu pet.

Emagrecimento

O emagrecimento é outro sintoma que merece bastante atenção. O pet que mantém sua alimentação normal e, mesmo assim, emagrece pode não estar com a saúde perfeita. Leve-o ao veterinário para que ele seja submetido a um check up e, assim, obter um diagnóstico preciso.

Prestar atenção nesses sinais pode livrar seu cão ou gato de problemas que podem evoluir para quadros mais graves de algumas doenças. Esse é um cuidado essencial que todo tutor deve ter com a saúde do pet. Assim, os seus peludos ficarão alegres e saudáveis por muito mais tempo!

Você gostou deste post sobre como ficar atento aos sinais de possíveis problemas com seu pet? Então, curta nossa página no Facebook para acompanhar todas as nossas atualizações e acessar informações importantes como essas!