Assim como os seres humanos, os animais também precisam estar com a saúde bem cuidada. Por isso, a medicina veterinária preventiva é tão importante. Mas, você sabe como ela funciona e o que exatamente pode ser feito para deixar o seu pet 100% saudável?

Pensando nisso, no texto de hoje, você vai descobrir qual a maneira mais adequada de fazer a prevenção nos bichinhos e as possibilidades de exames e outros procedimentos que contribuem para evitar o aparecimento de diversas enfermidades no seu companheiro. Confira todas essas informações abaixo e seja um tutor de primeira!

O que é medicina veterinária preventiva?

Em linhas gerais, como o próprio nome já diz, medicina veterinária preventiva é uma prática de prevenção de doenças que você pode proporcionar ao seu pet.

Para executá-la, é preciso que você leve seu cachorro ou seu gato para ser consultado por um veterinário, pelo menos, duas vezes por ano. Além disso, outros cuidados, conforme você poderá verificar a seguir, podem ser tomados no dia a dia, a fim de garantir mais saúde e bem-estar para seu melhor amigo.

Como praticar uma medicina veterinária preventiva eficiente?

Faça um check-up anual

Na consulta de check-up anual, seu pet vai fazer alguns exames de rotina. No geral, principalmente para observar como está o funcionamento de órgãos como o fígado e os rins, hemograma e exame de urina são solicitados. No entanto, para a realização de um check-up mais detalhado, outros testes podem ser pedidos.

Além desses exames laboratoriais, o especialista também deve questionar sobre o comportamento do mascote, como está a alimentação e o consumo de água dele, os passeios, a rotina de fazer xixi, entre outros. O veterinário deve ainda preparar um exame físico para analisar a situação da pele, dos pelos, dos ouvidos, da boca etc.

Caso seu bicho de estimação já tenha algum tipo de problema crônico, essas visitas ao especialista devem ser mais constantes. Nesse sentido, o próprio médico vai informar a frequência da necessidade de atendimento.

Fique atento à imunização

Outro quesito bastante relevante — e que exige a visita ao veterinário por, pelo menos, uma vez ao ano — é a imunização. Assim sendo, o profissional deve indicar e aplicar vacinas, vermífugos ou outros medicamentos que possam evitar enfermidades como a provocada por carrapatos ou a temida leishmaniose.

Ofereça uma boa alimentação

Alguns animais precisam comer rações específicas, com os nutrientes necessários para eles se manterem saudáveis. Outros se beneficiam de uma alimentação mais natural, com a ingestão, por exemplo, de carnes e vegetais. Há ainda aqueles que possuem uma dieta com uma mistura dos dois.

O importante é que a alimentação do pet seja balanceada, saudável e, se possível, sem sódio e gorduras em excesso. Você e o médico dele devem, juntos, descobrir o que é melhor para seu mascote e, assim, proceder com a alimentação mais adequada.

Previna contra pulgas e carrapatos

O aparecimento de pulgas ou de carrapatos no seu cachorro ou no seu gato não só é uma situação chata como também perigosa. A proliferação desses parasitas na pele dos animais pode causar graves infecções. Por isso, o ideal é fazer uso de medicamentos que evitem esse problema.

No mercado, existem diversas possibilidades disponíveis, e você pode escolher, em parceria com o veterinário, qual delas é mais indicada de acordo com as características do seu filho de 4 patas.

Eduque seu pet

O ato de educar seu pet já auxilia na criação de um ambiente saudável. Se o seu cachorro é muito bravo, fica bastante ansioso quando vai passear, não faz xixi nos locais corretos, tente educá-lo para melhorar a qualidade de vida, tanto dele quanto sua. Caso não consiga fazer por conta própria, existem profissionais que podem trabalhar nessa área e melhorar o comportamento dele dentro e fora de casa.

Com essas dicas de medicina veterinária preventiva, você estará preparado para oferecer uma vida confortável e feliz ao seu mascote.

Se quiser entender mais sobre o universo pet, curta nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.