Gatos são pequenos, silenciosos e se adaptam com facilidade à rotina em ambientes reduzidos, por isso são companheiros perfeitos para a vida moderna nas grandes cidades, onde as pessoas vivem em espaços cada vez menores. Mas, para manter um gato em apartamento, é preciso prestar atenção a alguns cuidados especiais.

Confira abaixo os principais cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança e a saúde do seu amigo dentro do apartamento e veja como dar a ele uma vida melhor!

1. Coloque telas em todas as janelas

Para preservar a vida do gato que vive em apartamento, é imprescindível telar toda a casa. Gatos são curiosos, adoram ficar observando o mundo, e janelas e sacadas são os melhores lugares para isso. Mas eles podem se distrair, perder o equilíbrio ao tentar pegar um passarinho ou até mesmo dormir no parapeito, e, em um piscar de olhos, cair lá do alto.

Um gato que cai da janela de um apartamento, mesmo de andares baixos, pode sofrer ferimentos graves e, em muitos casos, não resistir. Portanto, tudo deve ser telado antes mesmo da chegada do pet. Empresas de confiança sabem indicar o melhor tipo de tela e instalar da forma correta, para evitar qualquer acidente.

2. Castre seu gato

A castração oferece diversas vantagens para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. Para o gato de apartamento, esse procedimento evita a marcação de xixi pela casa e traz mais tranquilidade, pois diminui o seu instinto de reprodução. Assim, ele fica sossegado em sua cama quentinha sem sofrer com o impulso natural de querer sair de casa no meio da noite para namorar.

3. Invista em arranhadores e nichos de parede

Gatos normalmente dormem muitas horas por dia e, como não precisam se preocupar em caçar seus alimentos, eles têm que ser estimulados a brincar e se exercitar. Para evitar que seu pet se torne muito sedentário e acabe ficando obeso, uma das melhores formas de incentivá-lo a se movimentar é apostar em arranhadores, nichos e prateleiras de parede.

Com esses acessórios que aproveitam os espaços verticais do apartamento, seu amigo irá se divertir, gastar energias e calorias e ficará mais alegre e saudável, sem precisar pular na sua estante de enfeites.

4. Tome cuidado com plantas venenosas

Gatos gostam de plantas e, quando vivem em apartamento, tendem a bisbilhotar os vasos que existem dentro de casa. Por isso, antes de trazer uma nova muda, confira se ela não é tóxica para seu companheiro. Muitas flores e folhagens comuns na decoração de interiores são perigosas se inaladas ou ingeridas e podem causar envenenamento.

Para o gato em apartamento, pet shops e algumas floriculturas vendem vasos com grama específica para pets. Totalmente segura para eles, essa grama faz bem ao sistema digestivo e ajuda a evitar a formação de bolas de pelo no estômago.

5. Mantenha vacinas e exames em dia

Mesmo vivendo em apartamento, o gato precisa ter sua saúde checada regularmente por um veterinário e manter as vacinas em dia. Tenha sempre um profissional de confiança por perto para realizar exames periódicos e zelar pela saúde do seu pet.

Com esses cuidados simples, a vida do gato em apartamento fica muito mais segura! Seu companheiro vai passar os dias observando os passarinhos e se divertindo no arranhador e você poderá ficar tranquilo, sabendo que ele está feliz e protegido dos perigos.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.